Patrícia Almeida, exposição (Locations, de 15 de Fevereiro a 24 de Março) e livro (No Parking, de 2004, ed. POC) na KGaleria.
POC Project
As fotografias expostas, da série "Locations" (2000-2005), já incluida no final de No Parking, e de um recente projecto em curso, "Being There", faziam uma demasiado discreta ou exígua apresentação do trabalho de Patrícia Almeida - n. Lisboa, 1970; História, UN, Lisboa; 1999, Imagem e Comunicação, Goldsmiths College. É o livro publicado pelo colectivo POC (Piece of Cake), em edição portuguesa, que é convincente.
A série "No Parking" foi realizada em Tóquio em 2001 com bolsa da Fundação Oriente e é apresentada por Ian Jeffrey - "Japão: uma avaliação". As vistas topográficas (espaços urbanos mais ou menos desordenados) são em muitos casos dinamizadas (ou estruturadas) pela passagem de figuras em trânsito, solitárias ou em grupo, que lhes introduzem um outro sentido documental e a possibilidade da ficção. Há também trípticos e imagens mais aproximadas sobre os transeuntes que sugerem um desejo de cinema. É em geral uma boa surpresa.
E ainda o desdobrável de © Madalena, de 2006, nos Açores. Um bem sucedido projecto colectivo do colectivo Kameraphoto, com a Madalena como modelo.
Comments