Igualdade e conflito: As relações sociais
6º episódio da série de António Barreto e Joana Pontes - Hoje às 21h45
A síntese do tema: "As famílias portuguesas têm hoje mais rendimentos e mais conforto. Em vinte ou trinta anos, o bem-estar melhorou mais que nos cem anteriores. Cresceram as classes médias. Desenvolveu-se a sociedade de consumo de massas. O comércio, as modas, a escola, a televisão e a cultura fazem uma sociedade onde todos parecem iguais. Mas subsistem diferenças muito importantes de classes, de poder económico, de geração, de sexo e de região."
Talvez se comece a falar do país com mais conhecimento de causa, talvez se passe a falar menos de cor. Talvez a política possa querer ser um ensaio de resposta às realidades sociais e às suas mudanças, em vez de começar por ser ideologia e clubismo.
Talvez se perceba que há maneiras de tornar projectos aparentemente áridos (transformar em televisão uma investigação sociológica assente num exaustivo levantamento estatístico) programas dirigidos ao grande público. A série e o seu êxito de audiência também tem sido um desafio ao que se diz que o grande público quer ver na tv.
Comments