Não gosto do edifício e não gostei do prémio que se lhe deu - mas o círculo é vicioso, constrói-se para vir nas revistas, premeia-se o que vem nas revistas (os júris premeiam-se a si próprios).
Mas tome-se o passeio alentejano por alternativa às tristes festividades dos museus (as entradas contam nos números anuais de visitantes, mesmo que se siga directo aos copos no jardim?)
Aí se inaugura às 18h de sábado "Pescadores Macua", fotografias de José Henriques e Silva.
Antecipam-se os festejos do Dia do Pescador e há tb jazz, tudo no Centro de Artes de Sines
José Henriques e Silva (Lisboa, 1919-1983), engenheiro civil, fotografou ao longo de 23 anos (1957-73) a comunidade macua da Baía de Nacala, no Oceano Índico. A exposição é cedida pelo Arquivo Fotográfico de Lisboa que a apresentou em 1998, com a edição de um álbum com concepção gráfica e texto de Victor Palla. Projecto de Joana Pereira Leite, impressões de Michel Waldmann. Ver ao lado o texto em arquivo.
Há tb um exposição "sineense", de Carlos Seixas: "Pescadores de Sines - III Capítulo"
retrospectiva e início do terceiro capítulo de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos para registar a memória dos que resistem na pesca e fazem resistir a pesca, actividade fundadora do modo de vida e da própria existência de Sines. Em paralelo, é disponibilizado um pequeno jornal com fotografias antigas da pesca em Sines.
Na inauguração das exposições será apresentada a maqueta do Monumento ao Pescador, proposta da Câmara Municipal de Sines (o quê, como, de quem será?)
Exposições até 24 de Junho - todos os dias, das 14h00 às 20h00.
Comments