Dorothy, ainda no atelier / e depois em Veneza
A monografia sobre Joana Vasconcelos que foi lançada em Madrid, no Arco, vai também ser apresentada em Veneza, a 8 de Junho.
Em exposição no Palazzo Nani Bernardo Lucheschi (só nos dias 7 a 10, na inauguração da Bienal) estarão uma obra inédita, Dorothy, um enorme sapato de salto alto modelo Prada feito de panelas de alumínio + a colcha de sete metros Donzela que já esteve este ano no castelo da Feira e agora ficará na fachada do palácio, frente ao Gran Canal + o Barco da Mariquinhas, forrado a azulejos, de 2002, que deverá flutuar junto a uma gôndola.
A iniciativa é de António da Veiga Pinto e Marc Pottier, os animadores da ADIAC Portugal*, com a leiloeira e galeria-livraria Artcurial (Hôtel Dassault, Paris). "Yellow Brick Road" é o título do acontecimenro.
Em 2005, Joana Vasconcelos expôs em Veneza, na entrada principal do Arsenal, A Noiva, o famoso candelabro de tampões OB (de 2001, com nova versão de 6 m de altura, col. António Cachola - a ver no seu museu a inaugurar muito em breve), no âmbito da mostra "Always a Little Further" comissariada por Rosa Martinez.
O livro é uma edição de grande qualidade gráfica (ed. ADIAC/Corda Seca), com um texto de Jacinto Lageira e uma entrevista de Agustín Pérez Rubio, mais as reproduções das obras quase completas da JV, desde 1993. Está à venda nas livrarias Bulhosa.
* ADIAC Portugal - Associação para a Difusão Internacional da Arte Contemporânea, fundada em 2005. Outras edições foram já dedicadas a Miguel Palma, António Júlio Duarte e Vasco Araújo.
(foto Luís Vasconcelos)
Comments