« Itália neo-realista 1932-1960 | Main | Xana 1993 »

07/15/2007

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Carlos Vidal

Escrevi em 2005 um livro sobre Alain Badiou, que considero um dos dois ou três maiores filósofos franceses (logo, mundiais) do século passado. Creio que o Alexandre Pomar está pegado a intervenções que Badiou recolhe em pequenos livros intitulados "circunstâncias". Além de maoista (porque não?, diz ele) e filósofo, Badiou é músico, romancista e, acima de tudo, matemático. Quando se escreve sobre Badiou e se pergunta "filósofo?" deve ter-se em conta a obra de um filósofo-matemático de muitas centenas de páginas de um rigor raro em toda a história da filosofia - refiro-me aos dois volumes de "L'Être et l'Événement" (primeiro tomo de 1988, segundo de 2006). Além do mais, o termo "sequela" não é correcto quando aplicado a Badiou. Esse termo é mais adequado para os chamados "novos filósofos" (que se passaram todos para a direita ou, radicalmente, para aquilo que se move como poder, e nada deixaram como obra). Por muito escandaloso que seja, em Badiou não há "sequelas" maoistas. Nele, Mao continua HOJE a misturar-se com o rigor da matemática e com geniais análises de Mallarmé e Pessoa. Atenção, pois, que "L'Être et l'Événement" não é um trabalho de circunstância. E não se pode pegar numa obra pela sua "circunstância" apenas. Filósofo? Sim, um dos mais importantes do momento.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Twitter Updates

    follow me on Twitter