Night conversation piece, still video
em "O falso diário de A.B.", Xana, no Museu da Electricidade, central Tejo, até 16/09/2007
2 Pittura metafisica / 3 Passeio / 4 Incident at a Spanish museum, video stills.
A colagem com outros meios, a montagem por outros processos. As projecções mostradas na antologia de 2005 eram pintura instalada e em movimento; agora a exploração dos meios digitais e das condições informáticas de trabalho aponta numa outra direcção de cruzamento, fusão e potenciação de processos e de poéticas.
Anteriores desenhos com textos e anteriores impressões fotográficas com desenhos digitais dão lugar a trabalhos que têm o melhor humor do Xana mas que não se deverão julgar apenas divertidos. Reaparecem formas e interesses que já estavam presentes em anteriores intervenções (motivos gráficos, relatos diarísticos fotografados ou filmados, comentários críticos, "jogos" de palavras), mas tudo surge renovado e reanimado nestas novas condições de manipulação dos materiais.
Como diz João Pinharanda em referência aos vídeos cinéticos de 2005, "o que acontece nas experiências que agora se apresentam pela primeira vez é bem diverso, e revela a faceta crítica complementar na obra de Xana". Acrescento que o trabalho com o tempo (a duração) e a relação entre palavra e imagem, e entre cinema e desenho são já algo mais do que experiências, sem deixarem de ter a frescura das descobertas. (30 de Julho)
e "O Muro"
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.