"Fundação Vieira - a recuperação?" (sic)
António Vitorino (ex-ministro da Defesa do primeiro Governo de António Guterres, 1995-99, e ex-comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos) é o novo representante do Estado no conselho de administração da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, por nomeação da ministra da Cultura. Sucede no cargo a Daniel Proença de Carvalho, que presidia ao conselho, e o qual pediu dispensa das suas funções há alguns meses.
António Vitorino é um nome "forte", o que indicia um compromisso do actual Governo com o futuro da instituição.
Os restantes membros do conselho de administração - que, segundo parece, não reunia há mais de um ano - são, em princípio, os seguintes :
Câmara Municipal de Lisboa - Vereador da Cultura,
Pedro Támen (em representação oficiosa da Fundação C. Gulbenkian, ex-administrador),
Valente de Oliveira - Fundação Luso-Americana,
João Correa Nunes - Fundação Cidade de Lisboa,
Jean François Jaeger - Comité Arpad-Vieira da Silva (Paris), cooptado de entre o Conselho de Patronos (presidido por Mario Soares)
Compete ao CA nomear o director do Museu AS-VS, cargo que foi exercido por José Sommer Ribeiro (até Set. de 2006).
Ver notícia anterior e, em geral, a nova "categoria" Vieira da Silva.
#
Segundo os estatutos da FASVS (DL nº 149/90 de 10 de Maio),
o CA é composto por 5 ou 7 administradores, tendo nele assento todos os fundadores, e os restantes são cooptados de entre os membros do Conselho de Patronos.
Foram fundadores: o Estado, a CML, o dr. José de Azeredo Perdigão (a título pessoal, não podendo a Fundação Gulbenkian ser formalmente fundadora), a FLAD e a Fundação Cidade de Lisboa.
O Estado assegurará, anualmente, um subsídio destinado a despesas ordinárias de manutenção e conservação do museu e do centro. Para 2008, ano do centenário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva, o orçamento do Ministério da Cultura, recentemente apresentado, destina uma verba de 500 mil euros à FASVS, "no âmbito do apoio à criação artística e à difusão cultural" (Lusa). Neste ano de 2007, a verba recebida pela Fundação é de 418 mil euros. Em anos anteriores chegou a atingir 600 mil euros.
Na qualidade de Mecenas exclusivo do Museu AS-VS o Millenium BCP chegou a contribuir com a dotação anual de 136 mil Euros - desligou-se em 2005 e não foi substituído. Esse é um dos problemas imediatos do próximo CA.
A Associação dos Amigos do Museu, prevista desde 1994, só em data recente conheceu um processo organizativo de alguma consistência, tendo reunido duas vezes, uma delas com todos os membros propostos para os respectivos corpos directivos (direcção, com a presidência indigitada de Maria Manuel Pinto Barbosa, e assembleia geral).
O Museu foi inaugurado em Novembro de 1994 ( ver aqui ) , instalado na antiga Real Fábrica dos Tecidos de Seda de Lisboa, um edifício datado do século XVIII, situado junto do jardim das Amoreiras, em Lisboa.
Comments