É uma exposição de fotografia a propósito da lusofonia, em Bruxelas, incluída no programa da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, com o Alto Patrocínio do Presidente da Comissão Europeia. No edifício Berlaymont, inaugurada no dia 5 e até 30 de Novembro. Acompanhado por um livro (bem) editado pela agência/colectivo Kameraphoto: "lusofonia".
Os fotógrafos da Kameraphoto reuniram os seus trabalhos sobre (ou realizados em) Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe*, Goa e Timor. Fizeram uma selecção que representa (bem) os vários autores da agência e os diferentes lugares, ou territórios, e neste caso nenhum prurido politicamente correcto meteu ao bolso a memória dos antigos trânsitos exploratórios, imperiais ou coloniais, e a actualidade dos vínculos e dos interesses comuns. Pelo contrário, levou-se ao centro do velho ex-império colonial belga (bem resistente à mudança) a atenção ao eixo lusófono, que não é só o uso da mesma língua. Não tem sido frequente esse desafio estratégico, com passado e certamente com futuro.
Mas importam aqui as fotografias, os fotógrafos, a apresentação da agência/colectivo, que é hoje uma das mais curiosas presenças activas da fotografia portuguesa.
O livro, na sequência interior das fotos, começa com
Augusto Brásio, Portugal, 2005
Os fotógrafos publicados são
Alexandre Almeida (P, Angola, Timor), António Júlio Duarte (Guiné Bissau 1989, Goa e Macau), Augusto Brásio (P), Céu Guarda (P, Angola), Guillaume Pazat (P, Cabo Verde), João Pina (Brasil), Jordi Burch (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique), Nelson d'Aires (P), Martim Ramos (P), Pascal Aimar (fotógrafo da Tendance Floue - para São Tomé e Principe), Sandra Rocha,Pauliana Valente Pimental (P, Timor), Pedro Letria (P), Rui Xavier (foto da capa P, Angola), Sandra Rocha (P, Angola, Cabo Verde) e Valter Vinagre (Brasil)
Grafismo de Pedro Fernandes. Impressão Norprint, Santo Tirso. 88 pp., 1000 ex.
Prefácios (breves) de Álvaro Mendonça e Moura, embaixador junto da UE, e Jorge Araújo
António Júlio Duarte, Goa, 2004
O ritmo das imagens é vivo, sem precisar de emblemas nacionais, lugares castiços ou monumentos oficiais. A sequência é imprevisível (para lá do itinerário geográfico), sem lugar para o trocadilho visual habitual nestes programas, mas tb sem fugas para a abstracção, o simbolismo ou a Arte (que está lá, presente sem pretensões). Lugares com gente, quase sempre, e que muitas vezes nos interpela. E uma lição de como se pode dar a volta ao mundo em poucas dezenas de imagens, apenas 50, num livro bem paginado.
É, pelo menos, a 2ª publicação colectiva da Kameraphoto, depois de "Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou", 2006,
além das participações em
Collectifs-Colectives Nº 02, no 3º Visa pour l'image, Perpignan, 2005 ("Topografias da vinha e do vinho": António Júlio Duarte, Pedro Loureiro)
Collectifs-Colectives # 04, Visa pour l'image, 2007 (Jordi Burch, "Ernesto"),
presentes ao lado da Tendance Floue, de Montreuil, ou de No Photo, de Madrid, entre outros parceiros. E os colectivos/agências que conjugam o fotojornalismo e os trabalhos de encomenda em diferentes áreas com os livros e exposições de autor são um fenómeno com crescente importância.
Com a diversidade dos seus fotógrafos e das suas actividades (KPrint, KGaleria) o grupo Kamera é um dos elementos de mudança no panorama actual, a que se veio acrescentar recentemente a P4 Photography (leilões, edições, galeria). Ver aqui a categoria "K" e espera-se pela reabertura do site próprio em reconstrução há demasiado tempo (!!!).
(Já agora: "lusofonia" não entrou no calendário de iniciativas do Instituto Camões
nem teve apoio do BES nem do ministro da Economia - do Turismo, Allgarve e etc)
À VENDA NA
Kameraphoto / KGaleria | Rua da Vinha, 43A, 1200-475 Lisboa | +351 21 343 16 76
ver www.kameraphoto.com (...em construção...)
E dia 8 há mais uma inauguração na KGaleria.
Promissores, sobretudo, por estarem tão fora da cena da "arte"...
Posted by: Pedro Faro | 11/10/2007 at 01:03
Boa tarde,
É com imenso prazer que venho por este meio dar a conhecer que o nosso novo website www.kameraphoto.com está online. A partir deste momento o website desenvolverá de forma natural à medida que novos conteúdos forem acrescidos. Para que o nosso visitante fique com conhecimento de todas as actualizações, criamos uma plataforma de notícias para o efeito em www.kameraphoto.com/news/ . O próximo passo será dividir por completo as versões português e inglês.
obrigado pela atenção,
nelson d'aires
Posted by: nelson d'aires | 12/08/2007 at 15:54