The Responsive Eye, MoMA, 1965
O catálogo, trazido da Strand por $4
No Museu do Chiado ("Revolução Cinética"), o filme reportagem, de Brian de Palma rodado na inauguração da exposição do MoMA é um excelente momento de humor e um documento precioso.
Entretanto hoje em dia voltou-se 'a "OpArt", ainda que muitas das vezes nao se tenha consciencia disso.
Muitos trabalhos de New Media, que conheco, usam a ilusao optica e experimentacao visual, adicionando nestes casos uma relacao directa ou que de certa forma deriva do som, especialmente em trabalhos que envolvem Performance Visual, em conjunto com musica igualmente experimental.
Destaco dois artistas que conheco - Joao Silva e Andre Goncalves (http://www.undotw.org/ctrl/index.htm ), embora existam mais.
Ja' era tempo que se prestasse alguma atencao ao New Media feito em Portugal, alias.
Posted by: Pedro dos Reis | 03/25/2008 at 21:16
... o Olafur Eliasson é um bom exemplo de artista que trabalha a percepção...
Posted by: Pedro Faro | 03/26/2008 at 15:57
... o MoMA inaugurou, por coincidência, a exposição com o título "Geometry of Motion 1920's/1970's...
Posted by: Pedro Faro | 03/26/2008 at 16:18
Voltei a este post, passados alguns meses.
Conhecia apenas as series fotograficas do Olafur Eliasson (e que por sinal nunca me despertaram um encanto particular) e so' recentemente e' que me apercebi que em Novembro de 2007 andei por cima de um edificio curioso que saiu do estudio deste artista. Dai que nao tenha emitido qualquer comentario ao leitor - Pedro Faro.
Entretanto, tive a oportunidade de visitar a exposicao no PS1 e no MoMA do artista/estudio Olafur Eliasson e gostei imenso.
E' um trabalho muito inteligente e que so' peca por ser vitima da forma como procura atingir o publico.
A exposicao no MoMA nao fugiu ao formato "blockbuster" da procura facil de audiencias, mas para quem por acaso se lembrou de visitar primeiro o P.S.1 tem consciencia do que e' o verdadeiro valor do trabalho deste artista.
Gostei imenso e saliento que o trabalho aborda muito mais que a percepcao. O trabalho e' uma questao sobre a propria identidade individual e o genio humano.
Agora as series fotograficas fazem muito mais sentido e para quem esteja a pensar visitar Nova Iorque e' mesmo uma exposicao a nao perder.
Recomendo!
Posted by: Pedro dos Reis | 05/23/2008 at 05:58