« Anos 90, Vigo | Main | Ricardo Angélico 2003 »

04/12/2008

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Tomé Duarte

Estava agora mesmo a ler um artigo de opinião sobre o trabalho do Pep Bonet que toca a famosa problemática da "estetização do sofrimento alheio" (etc etc) e a pensar como essas opiniões são geralmente tão superficiais e lineares, e como gostaria de poder analisar melhor o assunto. Este post sublime põe em palavras tudo aquilo que tenho pensado sobre os fotógrafos e o que gira à volta da fotografia de forma frontal, densa e muito coerente. É raro ouvir falar assim em Português - orgulho-me aliás que o melhor blog que acompanho sobre os assuntos que costuma abordar seja escrito na minha língua. Não deixo de achar curioso que contrariamente a blogs de outras nacionalidades nos potugueses não haja praticamente nenhum feedback por parte dos leitores...

Mário Nogueira

"Só uma ignorância descuidada ou perversa associa o registo ou réplica realistas a uma qualquer natureza essencial da fotografia"
Efectivamente "até" Ansel Adams manipulava (e por vezes fortemente) as suas imagens; basta folhear os seus livros (por exemplo, "The Print") para o verificar. Não creio que se trate de uma questão de manipulação vs realismo. Para mim, o problema reside na aparente tendência para ignorar a fotografia dita tradicional (mais técnica). Não compreendo a razão pela qual esta deixa de ser considerada fotografia artística. Pelo que leio nos vários artigos decorrentes desta polémica, bipolariza-se o mundo da fotografia entre documental/fotojornalismo e a dita artística, com forte presença de manipulação e/ou "efeitos especiais". A fotografia tecnicamente correcta, tradicional, de paisagem, retrato ou mesmo "de rua" deixou de ser considerada?
Curiosamente, parece-me que cada vez mais será inovador... voltar ao clássico.
Cumprimentos

Poulo V.

Se o juri tem que escolher os nomeados através de visitas a exposições individuais em galerias de arte durante o ano precedente,
parece-me então óbvio que o prémio tenha a ver com fotografia de galerias de arte. ou seja, fotografia que tenha sido mostrada em galeria de arte.
Isto parece-me incontestável, pois é o que está no regulamento (esse sim pode ser contestado, criticado, etc). E não se está a delimitar o campo com mais nenhuma condicionante. Acaba por ser A.P. a fazer uma série de associações mal intencionadas.

ap

Caro Mário Nogueira : a mais notória tendência dos últimos anos é a entrada de autores e de obras vindos da tradição documental e das agências associadas ao fotojornalismo (Magnum e não só) no universo das grandes bienais e "Documentas", bem como no circuito das galerias de arte.
Mais do que os trabalhos de artistas que se servem da fotografia como material ou suporte (cuja visibilidade é cíclica desde a 2ª metade do séc. XIX, ou já antes, passando pelo "quadro fotográfico" à Rejlander e por picturialistas, construtivistas e fotomontadores, surrealistas, artistas pop, conceptuais, neo-conceptuais, apropriacionistas pós-modernos), o que tem ganho uma presença crescente são fotógrafos-artistas como Mark Power, da Magnum (os projecros sobre o Millenium Dome, ou o Airbus 380), Edward Burtynsky, Joel Meyrowitz (NY e o Ground Zero), Robert Polidori (o Katrina) e muitos outros.
Graças às novas tecnologias da cor e da ampliação, graças aos grandes formatos e à qualidade das impressões das provas, graças a efeitos expositivos de instalação (sequências, polípticos, etc) essas práticas de descoberta e interpretação do real competem hoje em pé de igualdade, tb em termos de impacto visual e novidade, com a "fotografia artística" e a sua tradição. Por cá não se tem entendido o que tem estado a mudar, mas uma exp. vista em Lisboa em 2007, INGenuidades, org. por Jorge Calado para a Gulbenkian, mostrou muito bem esse "fenómeno".

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Twitter Updates

    follow me on Twitter