No Público de hoje (pormenor de pág.) - o texto não está em linha (é uma política de vendas!, e mostra que a fotografia tem público...)
O que agora importa é saber o destino de um conjunto de provas de época, únicas e irrepetíveis - não há negativos para continuar a imprimir (e a reprodução por digitalização das provas tem um interesse muito discutível). Há museus? Há grandes colecionadores com públicas responsabilidades? Há lugares estrangeiros que assegurem a divulgação, a investigação e a projecção que aqui faltam? Vamos ver.
Essencial é tb saber que Palla e Costa Martins chegaram ao LISBOA CIDADE TRISTE E ALEGRE depois de outras explorações fotográficas (do primeiro, pelo menos).
A retrospectiva (?!) do CAM em 1992 - ver "notas" publicadas abaixo- tinha deixado por conhecer a multiplicidade de direcções de trabalho de Victor Palla, desde os anos 50 iniciais até aos trabalhos que tinha expostos em 84 e 86 nas Festas do Avante, imprimindo em alto contraste e a cor.
Tudo isso se pode ver hoje na P4 e comprar amanhã...
p4photography.com
c. 1954
1952, impressão de 1984
A Fotografia Subjectiva vem em qualquer história da fotografia. O movimento de Otto Steinert foi bastante esquecido, mas faz / fazia parte da cultura geral. Não me vou pôr aqui a resumir o assunto.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.