Celestino Mudaulane, Jardim Gulbenkian (Toldos de artistas)
1 - Os toldos começam por ser úteis, por causa do sol de verão. Dão sequência a um dos números bem sucedidos do programa de 2007 (o aniversário da FG, "O Estado do Mundo"). Permitem o regresso de um artista de Moçambique (escultor, e que faz um uso notável da cerâmica, o que aqui ainda não houve oportunidade de ver - ou eu não me lembro). Entre outros artistas de muito diversas origens e com diferentes êxitos neste programa.
Vêm a propósito do diálogo intercultural, coisa que se decretou em Bruxelas, que está na moda (antes era o multicultural, o posmoderno, etc), e que por isso mesmo é às vezes uma conversa burocrática pouco credível. Mas o que importa é a mudança de ares, o contacto com alguma vitalidade exterior, a saída do gueto.
2 - Outro sinal de abertura é (pode ser) a Bienal de São Tomé e Príncipe cuja 5ª edição se vai iniciar já no dia 26, sob o título "Partilhar Territórios", e de que é comissária ("curadora") Adelaide Ginga - ex-subdirectora do Instituto das Artes, agora no Museu do Chiado - e "curadora técnica" Marta Mestre - do Centro das Artes de Sines. O programa constitui um notório upgrade duma iniciativa local dinamizada por João Carlos Silva (artista e autor de Na Roça com os Tachos, director do Centro Internacional de Arte e Cultura, CIAC, promotor da Bienal). Emídio Rangel foi localmente apontado como responsável pela comunicação e imagem da Bienal. O design gráfico é de Henrique Cayatte, o web design de Tiago Borges.
Na agenda estão em destaque uma Exposição Internacional (Portugal, Angola, Benim, Brasil, Espanha, etc) e a presença de Mário Soares, evocando a passagem de 40 anos sobre o seu exílio em São Tomé
A Bienal é anunciada no site www.artafrica.info promovido em 2001 pelo Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, no quadro da política de ajuda ao desenvolvimento daquela Instituição, e mais tarde associado ao projecto "Dislocating Europe", com sede no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
site da Bienal: www.bienalstp.org
3 - Terceiro motivo de atenção "intercultural" é o regresso à feira Arte Lisboa, em Novembro, do Muvart, o Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique, animado por Jorge Dias e Gemuce. A candidatura foi apresentada e aceite, voltando a colocar-se a perspectiva de a feira de arte de Lisboa projectar uma dimensão própria de plataforma de circulação da arte que se faz na África de expressão africana.
Jorge Dias é, alias, o único artista de Moçambique anunciado pela Bienal de São Tomé.
#
1
O toldo do Celestino Mudaulane é um dos que levanta problemas de adaptação de um desenho prévio ao programa específico dos toldos, e a eficácia do pormenor que acima se vê em frente ao palco não se prolonga à totalidade da instalação. Outras intervenções, como as de Hakan Gursoytrak (Istambul), Gabi Jiménez (um artista cigano), Antônio Sérgio Moreira (Brasil) e Wilson Shien adaptam-se melhor ao espaço e à função.
Mais do que "interrogar os limites da culturalidade", segundo um jornalista (usando o palavreado escolar em vigor), trata-se de interrogar a adequação de linguagens plásticas à visibilidade funcional dos toldos.
Wilson Shieh (Hong Kong, 1970) - toldos de artistas, instalação de tecido estampado
2
Exposição Internacional em São Tomé:
Zwelethu Mthethwa - África do sul
António Ole, Tiago Borges, Yonamine Miguel - Angola
Dominique Zinkpé , Gérard Quenum - Benim
José Spaniol , Lygia Pape , Nelson Leiner , Rosana Ricalde , Raul Mourão - Brasil
Barthelemy Toguo - Camarões
Pilar Albarracín , Ignasi Aballi - Espanha
Manuela Jardim - Guiné Bissau
Eva Bensasson - Reino unido
Jorge Dias - Moçambique
Ângela Ferreira , Inês Gonçalves / Kiluange Liberdade , Francisco Vidal , João Tabarra ,
Miguel Palma , Rodrigo Oliveira - Portugal
Soly Cissé - Senegal
Adilson Castro , Armindo Lopes , Eduardo Malé , Geane Castro , João Carlos Nezó ,
Kwame Sousa , René Tavares , Olavo Amado - São Tomé e Príncipe
fotos
http://www.flickr.com/photos/luisa/sets/72157605790743034/
Posted by: *L | 06/24/2008 at 18:02