outros fotógrafos:
Duas fotografias de Firmino Santos (capítulo A Doméstica , pp. 459 e 464)
Adelino Lyon de Castro, Vendedeiras de peixe, no Porto (pág. 410) "Peixeiras" (in O Mundo...)
#
Gostava de perceber porque é que este livro não vem referido na história da fotografia de António Sena. E conheci-o há muito pouco tempo.
A aventura fotográfica de Maria Lamas (que a exp. na Biblioteca Nacional em 1993 sobre a autora e a figura pública esqueceu); a colaboração de Adelino Lyon de Castro (10 fotos); a publicação de inúmeras fotografias das mais variadas origens e de imensos desconhecidos (Domingos Alvão, Foto Beleza, Perestrelos, Artur Pastor, A. Laborinho, Demóstenes Espanca, Armando Leça... ou A. Gigante, José Loureiro Botas, etc, etc) resultam num objecto de grande interesse, mesmo se a qualidade da edição fotográfica é em muitas páginas insuficiente (e aqui muito pior nestas digitalizações caseiras).
Para além de ser um levantamento da condição das mulheres no fim do meio séc. (XX), a recolha fotográfica - em várias vertentes do documentário fotográfico (desde as imagens "em bruto" até à sua esteticização tardo-naturalista) - e o trabalho próprio da "fotógrafa" Maria Lamas são surpreendentes e indispensáveis.
Decididamente à margem das preocupações com a "arte fotográfica", e por isso mesmo excepcional.
Grande obra etnográfica!
Posted by: Paulita Mulher Metálica | 01/14/2009 at 15:08