Em 2002, o CCB apresentou David Goldblatt, um dos grandes fotógrafos da África do Sul, revelando uma longa carreira iniciada no início dos anos 60 e pouco conhecida no exterior (ou pouco mediática), também devido aos tempos do appartheid - pelo menos até à retrospectiva itinerante que então passou por Lisboa.
Goldblatt vai voltar a Portugal, agora no Porto e em Serralves, numa mostra com um estranho título < é de facto o título da mostra original apresentada em Cape Town > que vai ser preciso ultrapassar para dar passagem à obra e ao seu autor - fotógrafo nascido na África do Sul em 1930 de pais judeus lituanos.
DAVID GOLDBLATT: INTERSECÇÕES INTERSECTADAS
26 JUL - 12 OUT 2008 - MUSEU DE SERRALVES
do press release: "A exposição das obras de David Goldblatt no Museu de Serralves é principalmente composta por pares de fotografias que confrontam imagens a preto e branco (tiradas durante o apartheid) e imagens a cores (do pós-apartheid). Por vezes, os pares de fotografias retratam o mesmo local 20 anos depois. Noutros casos, Goldblatt agrupa fotografias de acontecimentos semelhantes em diferentes momentos. Através das imagens assim agrupadas, o fotógrafo introduz um forte elemento temporal no seu
trabalho. Esse elemento, no entanto, não é linear, não estabelece relações de causa-efeito, cria sim resultados imprevisíveis. Na exposição que agora inaugura, estes pares de fotografias têm a sua primeira apresentação fora da África do Sul.
'Intersecções Intersectadas' traz ainda ao público de Serralves imagens de outras séries de trabalhos, a cor e a preto e branco, trípticos que mostram o mesmo local de vários ângulos e imagens da série “In the time of AIDS”, bem como cerca de 40 imagens da cidade de Joanesburgo, dos vários períodos da carreira de Goldblatt.
Esta exposição será composta por cerca de 100 fotografias e representa uma pequena parte do vastíssimo arquivo fotográfico de Goldblatt, resultado de quase 50 anos de carreira."
Comissariado: Ulrich Look
Produção: Fundação de Serralves
Conversa com David Goldblatt e Ulrich Loock (em inglês)
26 JUL 2008 (Sáb), 17h00
Ver texto sobre a exposição de 2002 no CCB que até foi capa do Cartaz do Expresso
Sobre David Goldblatt está acessível o peq. volume da Col. 55 da Phaidon (2001) com texto de Lesley Lawson.
Entretanto, seria interessante dar a conhecer Roger Ballen (New York, 1950), sul-africano de adopção desde os anos 80, de quem a Col. Photo Poche de Robert Delpire (ed. Nathan, 1997) publicou "Cette Afrique là". Em 2007, durante o PhotopEspaña a Gal. Max Estrella apresentou "Shadow Chamber", livro de 2005. Ver www.rogerballen.com
E mais ainda descobrir os fotógrafos que animaram desde os anos 50-60 o magazine"Drum", como Jürgen Schadeberg, Bob Gosani e Peter Magubane, enquanto em Moçambique se afirmava a obra de Ricardo Rangel...
Comments