Quem foi o Dr. Lacerda Nobre, animador fotográfico do 1º ano da revista "Objectiva" (1937-38)?
(A. Sena não indica as datas de nascimento e morte, e tb. ainda não as encontrei.
...diz que "as fotografias de A. Lacerda Nobre são uma
excepção na monotonia das imagens que se publicam ou expõem nos
sucessivos Salões...", pág. 253, e refere-o na exp. "Uma viagem através de Portugal", org. O Século,
1936, pág. 246,. E apenas nestes dois casos.)
Na revista "Objectiva" saiu na primeira capa e publicou mais seis fotografias nos 12 nºs iniciais, partilhando com o Dr. Álvaro Colaço (citado por A. Sena nas pp 234 e 238, enquanto expositor na SNBA, no salão organizado por Santos Leitão, em 1931 e fundador do Grémio no mesmo ano) um lugar preponderante na revista. Mas o segundo é tb um importante e polémico articulista, além de importante e misterioso fotógrafo.
"Le blé" (ao lado de "Le sel")
em IMAGES PORTUGAISES, ed. Secretariado da Propaganda Nacional, s.d. (1939), prefácio de António Ferro. in 4º, 72 p. não num.; 23 x 23 cm. Legendas em francês, "Index" em inglês. Fotógrafos não identificados, com larga presença de Horácio Novais e Mário Novais.
Publicação vendida em leilão pela P4 a 9 de Novembro de 2006. Fotos postas à venda separadamente neste leilão e (pelo menos) no anterior, de 1 de Junho. Alguns dos autores são identicados nos dois catálogos.
Uma fotog. idêntica com um só trabalhor é publicada no nº 5 da revista "Objectiva". Ao lado de outra de espigas de milho.
"la beauté naive des poteries":
"Quiétude: le pont sur le Tage à Santarem" :
E QUEM SERÁ O AUTOR DESTA OUTRA FOTOGRAFIA MODERNA, MODERNISTA MESMO, associando o "arrojo" do ponto de vista e do enquadramento muito próximo ao tema popular
"L'abondance des récoltes et la qualité des produits viennent de la fertilité de la terre" (ao lado, os socalcos do Douro fotografados por Alvão)
será certamente do mesmo autor, embora não lhe conheça nenhuma outra imagem tão "formalista".
As maçarocas de milho podem tv ser as mesmas:
#
Lacerda Nobre é um dos mais activos fotógrafos nas páginas de "Objectiva" em 1937-38 (ano I, nºs 1 a 12, 15 de Junho 1937 a Maio de 38)
A produção posterior publicada é muito desinteressante: capa do nº 13 (1 Junho 1938), um retrato de criança; e fotos nas págs. 39 e 114, no nº 14 "Repouso na doca" e no nº 17 "Tarde no Mondego".
No nº 25, de Julho de 1941 (nº 4 da 2ª série) publica a foto de uma escultura de Manuel Mendes: um contraplongé sobre dois patos, de sentido humorístico algo intrigante.
Entretanto, Lacerda Nobre não comparece no I e II Salão Internacional do Grémio (1937 e 38), mas foi o vencedor destacado do "I Concurso e Exposição de Estudo Fotográfico", organizado pela revista de uma forma rigidamente "pedagógica", divulgado no nº 14, de Julho de 38. Decorreu na SNBA de 16 a 24 de Julho. Terá sido mais um fracasso para os propósitos renovadores da "Objectiva".
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.