"debate
September 20th, 2008. 6 pm.
Sérgio Santimano vs. Alexandre Pomar
Talk between the photographer Sérgio Santimano and the art critic Alexandre Pomar. Free entrance" (em português)
Rua dos Navegantes 16 (à Lapa)
Tel. | Fax: 351-213621894
A propósito da exposição "Terra Incógnita" e da fotografia de Moçambiqique, de que Sérgio Santimano é um dos mais importantes representantes e certamente o principal "embaixador"- a partir da Suécia, onde reside.
#
Santimano é o mais internacional dos novos fotógrafos de Moçambique - da geração que se segue a Ricardo Rangel e a Kok Nam. Nascido em 1956 em Maputo, com origens indianas e africanas, tirou o curso do Instituto Português de Fotografia (1979) e iniciou a sua carreira como repórter fotográfico no jornal "Domingo", em Maputo, em 1982, sob a direcção de Rangel. Mais tarde estagiou na agência Anop (na área das telefotos) e trabalhou entre 1983 e 88 na Agência de Informação de Moçambique, AIM. Em 1988 passou a residir na Suécia e regressou a Moçambique após o termo da guerra civil, passando depois a viver e trabalhar entre Uppsala e Maputo.
Desde 1990 que o seu trabalho tem sido incluído nas publicações internacionais dedicadas à fotografia moçambicana ou de África, com destaque para a exposição e o livro "Karingana ua Karingana", Itália, 1990; a "Revue Noir", nº 15, 1994, dedicada a Moçambique; "Afriques", Museu de Fotografia de Charleroi, 1999; a exposição itinerante "Iluminando Vidas", Zurique, 2002, e mais recentemente "Africa Remix", Centro Pompidou, Paris, 2005, com longa itinerância posterior (excepto Portugal...).
Em Lisboa, foi colaborador regular da "Grande Reportagem", expôs em 1995 no Arquivo Fotográfico Municipal (as séries "Caminhos" e "Índia Íntima", individual) e em 1996 nos Encontros de Coimbra ("Língua Franca", colectiva). Em Bamako (Mali), Encontros de Fotografia Moçambicana, expôs em diversas edições, nomeadamente em 1998 ("Cabo Delgado" nos III Rencontres), 2005 ("Iluminando Vidas", coleciva) e 2007 ("Terra Incógnita").
É membro da Associação Moçambicana de Fotografia, AMF, desde 1981. Foi comissário executivo do PhotoFesta, Maputo 2002, os 1ºs Encontros Internacionais de Moçambique, festival que chega (?) este ano a uma difícil 4ª edição (e acaba de ser cancelada, segundo me dizem neste sábado 20).
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.