Começa assim:
Crítica (1)
"Este blogue nasceu de conversas entre alguns de nós desagradados com alguma da crítica de arte que se vai escrevendo nas revistas e suplementos habituais da especialidade. Este desagrado manifesta-se sobretudo sobre dois aspectos: o primeiro reporta-se ao exíguo espaço crítico e artístico português, ao limitado número de intervenientes e por consequência à impossibilidade da alternativa. O segundo aspecto é qualitativo e tem a ver com o conteúdo de muita da crítica que se vai fazendo. A criação deste espaço propõe-se no que diz respeito a alguns de nós, a enfrentar estes dois problemas. Como? Na resposta a isto define-se este projecto. Desde já afirma-se que esta resposta não pode estar contida unicamente num texto inicial. A forma de abordagem deste espaço aos eventos “culturais” que vão sucedendo com regularidade em Lisboa e no Porto será definida nas linhas e estilos próprios trilhados por todos aqueles que aqui intervirem; só e apenas deste modo. Este texto pretende dar apenas um movimento inicial a todo o processo e servir de palco a algumas reflexões pessoais sobre crítica. (...)"
É um novo blog com início QUARTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2009.
É colectivo e anónimo (seis pseudónimos), o que se percebe porque o quintal é muito pequeno e tem estado demasiado armadilhado. Não sei quem são e descobri-os por acaso.
Em tempo: há pistas para identificar dois artistas (o semi-anonimato é antes gosto pela ficção heteronímica, táctica colectiva, e não prudência).O nome é estranho, ou mesmo algo preocupante: O INFINITO AO ESPELHO (vermo-nos ao espelho é monótono e limitado; e o finito pode ser ainda mais atraente) : por que não o finito à janela ? para usar a velha diferença entre mirrors and windows (John Szarkowski, 1978), ambos "concerned with the pursuit of beauty: that formal integrity which pays homage to the dream of meaningful life." (J.S.)
Pensando melhor, será afinal mais um sinal de (bom) humor.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.