Está a passar um mês desde a inauguração de "Arquivo Universal", a importante e gigantesca mostra sobre a fotografia documental vinda de Barcelona, e ainda não se juntou uma legenda aos álbuns que se expõem na vitrine de uma sala de variado conteúdo, entre August Sander e a representação de Mass-Observation:
Trata-se de uma das escassas representações nacionais no conjunto da exposição: álbuns reunidos por Eduardo Portugal, em geral com fotografias do próprio (o que parece ser aqui o caso) e dedicadas neste caso a pormenores da cidade: ruas, pelourinhos, portais, etc. Terão sido cedidos pelo Arquivo Fotográfico da CML e deviam, obviamente, ser acompanhados pela respectiva tabela. Não é o único caso de desleixo informativo, mas aqui é demasiado evidente - e a sala onde isto se passa é demasiado confusa ou heteróclita, não fornecendo qq outra pista para decifrar essa presença anónima além de uma minúscula assinatura de E. PORTUGAL.
Na sala seguinte e noutra vitrine mostram-se mais fotografias e postais da colecção de Eduardo Portugal e da sua autoria, e também de António Passaporte, essas identificadas.
E na galeria do pp Arquivo expõem-se outras partes excelentes do espólio de E. Portugal, que há anos teve uma exp. sobre a sua obra incluída no LisboaPhoto, mas sem catálogo.
Comments