Haverá certamente alguma publicação que apresente o programa e conteúdos do Museu de Arte Popular tal como foi inaugurado em 1948, e identifique todos os pintores que intervieram nas decorações murais atribuindo-lhes os respectivos painéis. No caso dos escultores certamente que as obras vêm de 1940, ao contrário do que sucede com as pinturas, mais recentes. Não conhecendo esse eventual roteiro ou outra documentação exaustiva, passo em revista as publicações que tenho disponíveis, muito recentemente adquiridas (são excelentes edições do SNI).
Sala do Minho (por lapso, escrevi primeiro pinho), com uma grande e notável pintura mural de D. Thomaz de Mello (Tom) e Manuel Lapa. Em cima, aspecto recente do espaço em obras de requalificação para reinstalar condignamente o MAP (obras com financiamento europeu) - ou já criminosamente desfigurado pela intenção de novos usos?; em baixo, aspecto da operação de esvaziamento do MAP
Os dados da questão:
1. No álbum "MUNDO PORTUGUÊS. Imagens de uma Exposição Histórica. 1940", Edições SNI, 1956, referem-se nas listas de autores os responsáveis pelos "Pavilhões" da Vida Popular (um plural que se reduz em 1948, com diminuição do espaço inicial).
Arquitectos: Veloso Reis e João Simões.
Pintores-decoradores: Bernardo Marques, Carlos Botelho, Eduardo Anahory, Emmérico Nunes, Estrela Faria, Fred Kradolfer, José Rocha, Paulo Ferreira, Thomaz de Mello (Tom).
Escultores: Barata Feyo e Henrique Moreira.
No interior do volume, não paginado, o capítulo "Vida Popular" é parte de uma secção maior referida como "Centro Regional (organização do SPN)", o qual se inicia com as "Aldeias Portuguesas" e continua pelas (28) páginas dedicadas ao Pavilhão da "Vida Popular". Os capítulos seguintes são "O Império Português" e "O Bairro Comercial", sendo o primeiro dirigido por Henrique Galvão; o segundo é dito aliás Bairro Comercial e Industrial no sumário.
O Centro Regional teve como director António Ferro (era tb secretário da Comissão Nacional dos Centenários e secretário geral da Comissão executiva presidida por Júlio Dantas), com o delegado Francisco Lago e adjuntos Luís Chaves (etnólogo historiador) e outros. Jorge Segurado foi o arquitecto das Aldeias Portuguesas.
As fotografia publicadas ilustram a fachada principal (hoje é uma grande parede envidraçada lateral), com os dois vastos baixos-relevos e como florões (?) decorativos sobre os corpos adjacentes onde depois se rasgaram entradas de luz. As duas únicas pinturas murais reproduzidas situam-se num auditório para espectáculos de folclore que não foi conservado - eram de Estrela Faria; outras intervenções pictóricas parecem feitas sobre painéis amovíveis.
Átrio?
2. No nº 35 de "PANORAMA. Revista Portuguesa de Arte e Turismo", de 1948, também editada pelo SNI, tb não paginado, publicam-se 19 fotografias (e 4 reproduções em dois extra-textos a cores), em 16 páginas + os 2 extra-textos, reconhecendo-se ou ilustrando-se obras de pintura mural em 8 fotografias. Não há qualquer identidade de conteúdos (espaços, mobiliário, pinturas e em geral também objectos) entre a apresentação do Museu em 1948 e as imagens de 1940.
As obras de decoração mural reconhecíveis são:
Sala do Alentejo - pintura de grande dimensão de Estrela Faria (um pormenor e uma parte do mural visível numa vista geral)
Beiras - decoração mural de Carlos Botelho (duas grandes paredes); partes de dois estudos são reproduzidos a cores
Entre Douro e Minho - Thomaz de Mello (Tom) e Manuel Lapa (grande painel horizontal)
Estremadura - Paulo Ferreira, duas pinturas murais (um fragmento é
identificável em três outras vistas gerais); uma das pinturas, com temas da Nazaré, é reproduzida na capa, a outra é relativa ao Ribatejo.
Átrio - Manuel Lapa (duas paredes); publicam-se a cores dois estudos que não coincidem com eles.
Trás-os-Montes (pintura mural em estado de "conservação) - autor?
* Fotos de Catarina Portas em museuartepopular.blogspot.com
** Fotos de Maria Luísa Abreu Nunes
3. Graças ao acesso a outras imagens também disponibilizadas Maria Luísa Abreu Nunes ao blog Museu de Arte Popular é possível localizar outras pinturas murais referentes a Trás-os-Montes, Algarve, Lisboa de Paolo Ferreira e a "Terra Saloia" (?).
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.