Estudo de Carlos Botelho para as pinturas murais do Museu de Arte Popular (revista Panorama, do SNI, nº 35, 1948, por ocasião da sua inauguração)
A ideia de um museu da língua não é em si mesmo absurda, e o caso brasileiro parece prová-lo com o sucesso de público da "viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil" que se oferece na Estação da Luz . Notar-se-á que essa é uma situação, que parece ser de grande êxito, em que se conjugaram vários trunfos: 1 - a famosa Estação da Luz de São Paulo (uma grande estação de combóios, central e em funcionamento, que lhe assegura desde logo um largo trânsito de público desocupado...); 2 - a respectiva renovação por um grande arquitecto, Paulo Mendes da Rocha (o previsto autor do provável Museu dos Coche, Prémio Pritzker, como Álvaro Siza); 3 - a intervenção de um respeitado museólogo, Ralph Appelbaum; e - 4 - grandes meios financeiros, mobilizados pela Fundação Roberto Marinho (com origem no grupo Globo).
A ideia aparecida em Lisboa (foi um entusiasmo de turista, tal como o famoso Hermitage para lisboa...) tem poucas razões para ser uma imitação credível. E logo o nome "mar da língua" era um mau sinal.
Isto são "páginas" do documento do actual governo
documento oficial que se pode consultar aqui www.portugal.gov.pt/Portal/... e é basicamente um certificado de incompetência do MC validado em Conselho de Ministros. Dá-nos também preciosas indicações sobre a concepção e emprego do tempo (2006...) e sobre a importância dos calendários eleitorais.
A ideia do Museu da Lingua nao e' completamente descabida, embora talvez fosse melhor mante-la viva ensinando-a e promovendo artistas que se expressem em Portugues - dando-lhe sentido no panorama global.
O facto de haver um Museu no Brasil dedicado 'a lingua portuguesa poderia ate' ser um motivo para se poder estabelecer parcerias e reforcar os fundos no ensino da Lingua pelo mundo fora - 'a responsabilidade do Instituto Camoes.
Tal acontecimento poderia ser um reconhecimento de que a lingua portuguesa nao e' so' importante para nos, como para os outros povos que a falam, e nao um motivo que forca a uma solucao rapida, dada a nossa inoperancia.
Posted by: Pedro dos Reis | 05/08/2009 at 21:03