Em Setembro de 2007 uma exposição dedicada a Pancho Guedes inaugurou-se no Museu Suíço de Arquitectura (S AM), em Basileia, assinalando a presidência portuguesa da UE e em conjunção com a - e em resposta à - extensa retrospectiva de Le Corbusier no Vitra Design Museum. Esta mesma mostra do Le Corbusier já esteve no CCB, onde foi um dos grandes acontecimentos discretos de 2008, e agora chega a de Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes, ou Pancho Guedes. Lá chamou-se em subtítulo "UM MODERNISTA ALTERNATIVO" e aqui vai chamar-se VITRUVIUS MOZAMBICANUS.
NÃO É A MESMA EXPOSIÇÂO PANCHO GUEDES DA SUÍÇA QUE VEM AO CCB - VER COMENTÁRIO ABAIXO
Com uma pintura do próprio em nova versão de 2008, chamada Corte habitado do Leão que Ri com crocodilo. O Leão que Ri é uma das suas mais famosas casas construídas. No primeiro piso dormem o arquitecto e a mulher, Dori. No 2º piso parece-me ver-se o projecto para um centro de arte de 1954, não construído - mas encontro uma referência vinda de 1987 que identifica "três obras primas Estiloguedes: as fachadas do Núcleo d'Arte, do Leão-Que-Ri e da Padaria Saipal". No último piso estão as grandes cabeças que fez em Veneza em 1975, com uns 7 ou 8 metros de altura e colocadas à entrada dos antigos armazéns de sal (os Magazzini del Sale at the Zattere, na bienal directed by Vittorio Gregotti).
No verso do convite há, desta vez, um texto informativo:
O Museu Virtual está de volta à Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, dia 6 de Maio de 2009, pelas 14:00h, no auditório da biblioteca.
A palestra "Como a colecção Gulbenkian foi construída e o modo como é exposta" conta com a presença de Dr. João Castel-Branco, Director do Museu Gulbenkian.
Para mais informações
http://biblioteca.fct.unl.pt/CDB
http://bibliotecaunl.blogspot.com/
Posted by: Biblioteca FCT/UNL | 05/05/2009 at 14:19
Olá Alexandre,
Requer-se uma correcção. A exposição que agora chega ao Museu Berardo NÃO é a exposição que foi realizada no Swiss Architecture Museum. De facto é uma nova retrospectiva organizada pelo arquitecto e pelo filho Pedro Guedes.
O que sim resultou indirectamente da exposição na Suíça foi o documentário "Pancho Guedes, Ecos de uma Modernidade Alternativa" que agora completei, a RTP adquiriu e apresenta em estreia no próximo Domingo, às 20h, na RTP2.
Agradeço a correcção e a divulgação.
Abraço
Pedro Gadanho
Posted by: pedro Gadanho | 05/15/2009 at 12:06