"Terra Saloia, Permanente Romaria da Estremadura", pintura mural de Paulo Ferreira na Sala da Estremadura do Museu de Arte Popular, 1948. c. de 300 x 300 cm
Número de Inventário: 36065 TC. Foto José Pessoa, 2008 © IMC / MC
SÉRIE PINTURAS MURAIS Nº 2. Ver abaixo "Lisboa"
Segundo informação oficiosa, as pinturas murais e outros elementos decorativos encontram-se salvaguardados por se localizarem num edifício incluído na zona especial de protecção do Mosteiro dos Jerónimos. Segundo o melhor entendimento, elas não devem ser apenas conservadas mas também expostas ao público, o que parece pouco compatível com as tecnologias virtuais e as projecções sobre ecrãs que fariam parte do projectro do Museu da Língua. A solução é simples: restauram-se as pinturas, que são das mais representativas do modernismo folclorizante de Paulo Ferreira, que foi um dos mais activos cenógrafos e figurinistas dos espectáculos do Verde Gaio, ao longo dos anos 80. E o MLP vai para outro lado.
Mas para assegurar que o vandalismo que pesa sobre este edifício e as suas decorações (desde Pulido Valente, pelo menos) não passará (impune) é conveniente exigir a respectiva classificação como imóvel de interesse nacional, como monumento.
LINDA!
Posted by: mary | 05/31/2009 at 09:24