Está finalmente disponível o catálogo da exposição inaugurada a 24 de Junho no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris, concebida e organizada por Jorge Calado. Au féminin / Women Photographing Women 1849-2009
Um volume de 340 páginas onde se reuniram 100 fotógrafas e 140 fotografias, precedidas por dois textos do comissário: o primeiro apresenta e justifica a exposição, o segundo, "Le sexe de la photographie" é um longo ensaio que acompanha a história e os géneros da fotografia e destaca algumas das escolhas, conhecidas umas, desconhecidas ou recentíssimas outras. Entre estas é de referir a de Maria Lamas, a autora mais representada, com as imagens feitas para um único livro, As Mulheres do Meu País, de 1948-50; "em Portugal, o equivalente fotográfico da FSA foi obra de uma só mulher, Maria Lamas", escreve Jorge Calado.
A organização da antologia segue o mesmo alinhamento temático que estrutura a exposição, distribuída pelos vários espaços (públicos e reservados) da casa de Gulbenkian que a Fundação irá trocar brevemente por um edifício mais funcional: "As idades da mulher", "Algumas mulheres", "Maternidade", "Em casa", "No exterior", "Trabalho e lazer", "Moda e shopping", "Estrelas e desusas", "Ficções e metáforas", "Natureza".A concepção gráfica é de Inês Sena e a impressão de Guide - Artes Gráficas.
Até 29 de Setembro. Preço: 60 € (na FCG, tb em Lisboa).
Não se prevê que a exposição venha a Lisboa ou entre em itinerância. Apesar da dimensão do investimento e da ambição e qualidade do projecto (exposição e livro), promovidos pelo Centro de Paris e pelo Serviço Internacional, bem como pelos Serviços Centrais e o presidente da Administração, é a balcanização dos serviços e direcções da Fundação que vence, mais uma vez.
No Centro parisiense da Fundação Gulbenkian, esta mostra sucede-se às mostras "Dedans-Dehors, Le Portugal en Photographies - Collection da la CGD" (repetida na sala Chiado 8 / Fidelidade-Mundial", 2005; David Stephenson, "Symetries Sublimes / Sublime Symetries", 2006; Mark Power, "Signes / Signs", 2007; Thomas Weinberger, "Nuits Claires / Condensed Light / Zwielichte", 2008. Esse ciclo terá cessado com a presente exposição, apesar de vários outros projectos para Paris terem estado já previstos.
Em termos comparativos, a grande dimensão desta exposição sucede a iniciativas como "À Prova de Água / Waterproof", por ocasião da Expo'98, e "INGenuidades, Fotografia e Engenharia 1846-2006", por altura dos 50 anos da FG, em 2007.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.