« Fátima Mendonça (desde 1994 a 2002) | Main | Paula Rego hoje »

09/17/2009

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Desatento

Caro Alexandre Pomar,

Devia ter acudido ao divertido evento de apresentação da "bienal". Perdeu momentos inesquecíveis, só comparáveis ao lançamento, há uns anos, da Ellipse Foundation no Museu Vieira da Silva, quando o Ministro da Cultura daquela época enalteceu a importância daquela colecção para Portugal e as qualidades filantrópicas do banqueiro que a promovia.

Recordo bem esse dia e a pergunta que todos faziam no final da apresentação: "O que é isto?". Os anos passaram e a duvida manteve-se, até há pouco tempo.

Ora com esta "bienal" aconteceu algo de semelhante. Depois de presenciarmos um colóquio desconexo (parece que os oradores não sabiam que iriam falar para uma plateia, pensavam que a conversa se faria em privado, entre eles!), uns abraços repetidos à exaustão entre o empresário Miguel Carvalho, o presidente da EDP, o Presidente da Câmara de Lisboa e o Presidente da Câmara de Grândola (parece que o empresário tem por lá uma propriedade), todos se interrogavam no final: "O que é isto?!".

Entretanto, para tornar a coisa ainda mais colorida, no final da apresentação meteram o Chris Burden a disparar uma bala de canhão (parece que produzido pelo empresário Miguel Carvalho) para o Tejo, aí já com a presença do Ministro da Cultura, que desta vez, não sei se por ter estado em Conselho de Ministros toda a manhã, se por opção própria (eu preferiria esta tese), veio apenas para a performance do artista.

Isto fede por todos os poros e entre os "verdadeiros artistas" da manhã não estava o pobre Burden. Mas enfim, cá no burgo já nos habituámos às trapalhadas dos negócios disfarçados de cultura, e à inabilidade confrangedora dos políticos para lidarem com estas situações. Seguimos atentos.


ap

Obrigado caro anónimo atento. É importante ouvir uma testemunha do acontecimento, já que deixou de haver jornais a acompanhar esta área, apesar dos seus pequenos escândalos que dariam pano para mangas. E de facto há que pôr algumas temas em discussão aproveitando a situação eleitoral, e mesmo que correndo riscos (repito: não apoio, mas voto). As coisas têm-se passado mal nesta área e já passavam antes - talvez pior no sector das artes ditas plásticas e contemporâneas, onde os públicos estão menos presentes e os agentes são mais vorazes (têm de viajar muito, têm vícios caros) - e quase tudo se passa entre inaugurações e os discretos coleccionadores-investidores.
Houve por aqui uma questão dupla de designação de absurdos assessores artísticos (em Lisboa e junto do PM, para além da vereadora e da ministra insuficientes, o seguinte parece agora ter recuperado um pouco do isolamento inicial). Na CML a situação degradou-se mais ainda com a incompatibilidade entre o assessor e a vereadora, enquanto outros iam dando palpites e trocando interesses. Os equipamentos ficam na miséria ou encerram ou não chegam a abrir (trata-se sempre de descurar os que vêm de trás e ter ideias novas, que os seguintes vão sabotar). Os meios que faltaram para a gestão corrente (bibliotecas, museus, etc - parece que para os teatros há alguns meios e as clientelas são mais presentes ou prementes) aparecem depois para eventos (e ventos). Deixou de se fazer política (não me refiro a política cultural) e chamam-se no final umas empresas para "auscultar" os que têm actividades na área e para produzir uns estudos sociológico-empresariais.

E a seguir como vai ser? O que se pode agora pôr em cima da mesa para que não volte a acontecer o mesmo? Será possível exigir um sinal de que se percebe que isto (a gestão da área da cultura) correu e está a correr mal e de que há possibilidade de mudanças? Necessidade de mudança.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Twitter Updates

    follow me on Twitter