« As séries de Monet, Londres 1990 | Main | MAP: cronologia legislativa »

01/19/2010

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Roteia.

E que dizer, para além da declaração de intenções, do insólito facto consumado que é a não recondução de Paulo Henriques na direcção do MNAA? E que dizer das declarações de Elisio Summaville sobre o perfil de Paulo Henriques?
A mim não me parece bom augúrio em vésperas da apresentação de um plano estratégico.

AP

Já encontrei as declarações de Elísio Summavielle, que não conhecia (Google..., Antena 1, 23h01; TSF, 20h34), e parecem-me precisas e claras: a substituição tem a ver com opções estratégicas - e para isso é que há governo. Não entendo o que haja de "insólito" no caso, mas tenho, de facto, andado um pouco afastado da casa. ("O cargo de director do MNAA está equiparado ao lugar de Subdirector geral, pelo que, de acordo com a legislação vigente, os cargos de directores gerais e de subdirectores gerais cessam automaticamente com a tomada de posse de um novo Governo, colocando-se então dois cenários possíveis: a recondução ou a não recondução no cargo." - informação disponível no "Portal da Cultura")

Espero agora, com inquietação, que o substituto seja credível e defensável, ou só que sustente uma curiosa expectativa, e também que a questão das pessoas (sejam elas quais forem) não desvie a chamada comunicação social do que aqui importa: os planos para "Museus para o Século XXI". Aliás, ainda a propósito de directores, já me tinha preocupado com a demissão voluntária do Joaquim Caetano, e, afinal, os motivos pessoais invocados eram inteiramente legítimos.

Roteia.

Insólito, não por questões de legalidade (reconduzir ou não reconduzir) mas por questões de legitimidade política. Porque considero que nos últimos três anos Paulo Henriques desenvolveu um trabalho notável em condições particularmente difíceis. Basta visitar as salas do renovado MNAA e verificar quão longe estamos das "opções" museológicas de Dalila Rodrigues. Além disso sabemos que um cargo como este não pode estar sujeito a ciclos políticos de quatro anos, nem a decisões da tutela escudadas num plano estratégico, a menos que haja motivos bem fortes que descredibilizem a pessoa do director em questão ou a sua capacidade de resposta/concordância face ao referido plano.
Também penso que lançar um plano estratégico para os museus é um acto de governação e que esse plano faz falta. Também penso que é acertada a escolha do Museu de Arte Popular para apresentar esse plano. Mas não compreendo que um director com a visão e a competência de Paulo Henriques não possa concluir o bom trabalho que já iniciou.

AP

Já nos disseram que não há "motivos bem fortes que descredibilizem a pessoa do director em questão". Porquê inventar esse espantalho, se as explicações foram prestadas na hora e parecem ser correctas, preservando a competência e a honorabilidade do anterior director? A legalidade e a legitimidade política estão aqui do mesmo lado - para quê tentar separá-las invocando razões de gosto? Eu direi que gostava das salas da DR e do José Alberto Seabra Carvalho e que não gostei das salas do PH, mas não é disso que agora se trata. Parece que desta vez não há "caso", felizmente para todos. Mas obrigado pela colaboração dialogada.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Photo

Twitter Updates

    follow me on Twitter