"LUBUMBASHI INTERIEUR/EXTERIEUR" (2007)
Mauro Pinto fala de "um projecto que (o) irá ocupar certamente por muito tempo, mas que tem já vários episódios prontos. “Portos de Convergencia” analisa o fluxo no triângulo Europa, America, Africa. Os portos de onde partiram e onde chegaram os africanos, a população que habitualmente habita estas zonas, os dois fluxos da migração, das influências, dos hábitos. Já trabalhei em Luanda, Ilha da Reunião, Brasil e Maputo." Estas fotos do Congo (RDC) resultam de duas viagens a Lubumbashi, e foram aí apresentadas numa exposição denominada "Interieur/Exterieur".
É um dos raros fotógrafos de Maputo (n. 1974) com trabalhos em circulação no exterior. Por exemplo: Expôs com Ricardo Rangel ("two man show") na Afronova Gallery, Johannesburg, em 2008; e mostrou "LUBUMBASHI INTERIEUR/EXTERIEUR" (2007) nos Rencontres de l’image de Lubumbashi ( www.rencontrespicha.net , que significa imagem em swahili, e tem como um dos seus animadores Sammy Baloji - pictet.com ), República Democrática do Congo.
Em 2007: "Inside/Outside", solo exhibition, La Halle de l’Etoile, Lumumbashi, RDC.
2006: "To Matola", projecto colectivo, Espace 1789 , Saint-Ouen, Paris (com Albino Mahumana), e Photo Festa, Chissano Gallery, Maputo; "Réplica and Rebeldia", colectiva internacional do Instituto Camões e António Pinto Ribeiro, Museu Nacional de Arte, Maputo e itinerância (abortada em Lisboa pelo mesmo IC!).
2005: "Portos de Convergência - Angola", Centro Cultural Franco-Moçambicano / "Ports of convergence", solo exhibition, French-Mozambican Cultural Centre, Maputo.
http://muvartmoz.blogspot.com , http://www.artafrica.info
(© Mauro Pinto, Maputo - All rights reserved/Direitos reservados)
(© Mauro Pinto, Maputo - All rights reserved/Direitos reservados)
(© Mauro Pinto, Maputo - All rights reserved/Direitos reservados)
(© Mauro Pinto, Maputo - All rights reserved/Direitos reservados)
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.