Em geral passa-se ao largo, à ida ou à volta. Mas vale a pena parar. Não exactamente por causa do casco histórico, embora ele seja monumental e muito apreciável, mas porque aí se apresenta uma exposição histórica sobre a Guerra Peninsular, ou Guerra da Independência, na designação espanhola. Assinala-se o bicentenário do cerco de Ciudad Rodrigo pelo exército napoleónico (de 25 de Abril a 10 de Julho de 1810!), e também já a recuperação da praça forte a 19 de Janeiro de 1812, pelas tropas aliadas sob o comando de Wellington.
É uma exposição histórica e não uma exposição de propaganda e é uma exposição com objectos e imagens originais, não uma paginação de digitalizações de estampas e ilustrações, acompanhados por muitos extractos de textos. Vale a pena comparar com algumas exposições lisboetas que assinalam outro centenário mais próximo. O cenário é modesto em termos de design expositivo (o que aqui quer dizer que é discreto e competente), mas conta-se com o espaço do Palácio do Príncipe ou dos Águila como palco histórico: o investimento foi feito em objectos de época - mapas (tb de Portugal), gravuras, panfletos, fardas e armas, trajos, quadros, etc. E é completado, em baixo (a ver antes, para evitar a fadiga), com toda a impressionante série dos "Desastres de Guerra" de Goya.
É uma exposição local e transfronteiriça (a cooperação europeia), julgo que sem catálogo, mas capaz de ilustrar muito exactamente, sobre os dados de âmbito local, o que foram os factos e as consequências das invasões napoleónicas. (3ª a domingo 12-14h e sábado 12-14 e 17-19h. até 12 Dez.)
http://www.aytociudadrodrigo.es/index.php/informacion-municipal/actualidad/333-expo-bicentenario.html
http://www.guerradelaindependencia.net/
http://www.sitiohistoricolosarapiles.com/Ciudadrodrigo_esp.pdf
#
a não perder o Zascandil, bar de pinchos e restaurante (ligeiro), C/ Casco Viejo 5 (com óptimas tapas e carpacios, mais a salada da casa).
e simpático, com ar condicionado e barato o Hostal Puerta del Sol - Rua del Sol, 33.
A seguir a estrada portuguesa, entre eucaliptos, é um pesadelo...
Comments