« casa do sr jorge soares | Main | Africa nas Asturias »

08/08/2010

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Luisa

E não falas dos concursos onde já aparece, volta e meia, a obrigação de ter frequentado uma escola de artes durante pelo menos x anos. Quanto ao resto, c'est la vie...

AB

A ideia que se podem fazer artistas como se formam licenciados em direito, levou à proliferação de cursos que todos os anos habilitam diplomados em artes que querem ser artistas de sucesso (material também) sem que nada tenham para dizer.
Como a realidade tem muita força, acabam por perceber que o diploma é apenas um passaporte para o que não querem, acabando por se fazerem à vida e desaparecer do Mundo da Arte sem deixar rasto.
Apesar de esta realidade não ser um fenómeno exclusivamente português, a existência de uma Política Cultural podia ajudar.
Mas o que é que se pode esperar de uma Ministra que define a dita "como tudo o que não é natura".
Porra, mas isso também inclui as plantações de eucaliptos e os robalos de aquicultura?
A casa do Sr Jorge Soares inclui de certeza!
AB

Carlos Vidal

O problema aqui é outro, penso; e citei-o, ou enfatizei-o, algures no meu espaço no 5dias: é aquilo que desde Kant a Clement Greenberg se chama relação qualidade-juízo-experiência. Simplesmente, prosaicamente, falar daquilo de que se tem experiência, se experimentou. E Pacheco Pereira não tem experiência nenhuma ou nenhuma relação com a produção artística mais recente. Nenhuma. Não saberá comentar, analisar um único criador actual de nenhuma área em concreto. Ora, depois dessa experiência, então que se conclua pela menoridade ou ridicularia ou genialidade ou "amiguismo" da arte de hoje. Mas, sem experiência....

Pedro

Entende-se a lógica da plataforma. É a mesma que legitima a Arte no seu próprio mundo.
Hoje em dia há realmente os artistas multi-funções. O que importa é a sua formação (especialmente a partir do Mestrado) e após a entrada no "mundo profissional", a acumulação de exposições, eventos bienais, etc... tudo isso constitui um CV e o artista é medido.
Existe um ranking (por exemplo o http://www.artfacts.net ), onde se pode ver quem é quem e quem vale o quê.
Infelizmente há quem compre Arte através de expectativas, que pressente através de websites como este... como se tivesse a comprar acções de uma empresa cotada na bolsa e olhasse para esta informação, como a variação da cotação do artista nesta bolsa hipotética.
Por isso o Artista é Diplomado (tal como era antigamente o calista). O "diploma" legitima-o dentro da lógica actual do mundo da arte profissional (que o separa dos outros artistas - os de "Domingo", os loucos, os outsiders, os do graffiti, os amadores, etc), pois a partir daí será legitimado por toda a gente que pertence a esse mundo - desde curadores, críticos, directores de museu, etc... é um circuito, como outro qualquer.

O resultado é que a História de Arte, algures no tempo irá corrigir alguns destes problemas.
É também certo e sabido que existe uma certa necessidade de alguns curadores em "descobrir" o artista ignorado no seu momento de vida. Muitos dos agora considerados grandes artistas não o foram no seu momento.
Talvez isso não seja importante e o que importe realmente é o trabalho individual e a pesquisa de cada um.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Twitter Updates

    follow me on Twitter