Visite-o no Dia Internacional dos Museus!! 18 de Maio
Para assistir ao render da Guarda diante do Palácio de Belém? É demasiado longe.
Ideia do ex-ministro do BES e da Economia; obra da Frente Tejo; projecto de Paulo Mendes da Rocha, São Paulo (pois, o Pritzker Prize...) e Back Gordon, Lisboa. (fotografado no dia 17 de Maio, 19h)
Sabe-se que o IMC não tem dinheiro para, nem vontade de ficar com o caixotão. Talvez esta seja uma boa oportunidade, hoje e até 5 de Junho, para pensar nisso.
outra vista da prateleira à esquerda da Praça. Parece que é a entrada, com os famosos elevadores que sobem uma ou 35 pessoas de cada vez (a energia era barata...)
O que vai acontecer a este cenário inútil? Os ministros da Economia podiam ter devaneios (com o argumento do Turismo e o dinheiro da Frente Tejo e do Casino), mas aqui houve também uma pressão escandalosa da corporação dos arquitectos, que defendeu a qualidade do projecto contra a opinião de museólogos e do antigo IPM.
Isto (este projecto coxo) não serve para museu, nem o velho Museu dos Coches vai sair do seu sítio para dar lugar ao falado Picadeiro. É uma embrulhada...
Agora espera-se que o novo edifício e a entidade que o vai ocupar não venham a penalizar ainda mais o Instituto dos Museus (IMC), esvaziado de recursos, e procurava-se outra solução institucional (outra fundação?, outra parceria? com quem?).
Em frente, o CCB do Cavaco (que o construiu sem programa ao tempo do Santana Lopes) já teve melhores tempos e vai ficando mega-deprimido, com poucas sessões no Grande Auditório e algumas no Pequeno. O Museu Berardo vai pelo mesmo caminho.
Há de facto muito problemas em Belém.
Posted by: AP | 05/18/2011 at 17:11