« Intervalo: O Mercado do Bom Sucesso, Porto | Main | Lyon de Castro e Maria Lamas: outros fardos (11) »

06/15/2011

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

AP

O barco será da Caparica - a confirmar. Não parece ser exactamente o mais exemplar dos saveiros, em perfeita meia lua, mas aguardam-se contribuições informadas. Fernando Piteira Santos refere no seu prefácio à edição de 1980 os "pescadores que movem uma bateira no areal (na Caparica)", mas bateira não será também a designação certa para este tipo de barco. Piteira Santos, o amigo próximo que era à data um militante intelectual e um historiador, também se engana quanto à "mulher que carrega moliço (em Aveiro)" - será sargaço em Vila do Conde, como se viu já com ajuda. O que não contraria o comentário crítico em que acrescenta: "eram belos documentos, tinham a força de um panfleto, aliavam à beleza estética uma grandeza trágica. Então, o artista-fotógrafo ganha dimensão social. Não é só esteta, é o homem que, do seu tempo e de outras vidas, nos dá testemunho".

AP

A identificação dos barcos "tradicionais", que são, aliás, os do seu tempo, na obra fotográfica de A.L.C. (mar e rio...) é oportuna, mas o mais curioso é observar que a regra salonista que ele cumpre (infringida nas 10 fotografias publicadas em AS MULHERES DO MEU PAÍS) recomenda os títulos abstractos, poéticos e metafóricos, sem localizações e à distância do trabalho documental.

Mais urgente aqui seria avaliar em termos globais a presença forte e muito qualificada da fotografia na revista "Panorama", em especial entre a "Objectiva" (até 1945) e os casos do "Plano Focal", "Fotografia" e o "Jornal do Barreiro", depois de 1953.
Outra questão, associada com esta, é entender a presença pontual de Adelino na revista do SNI e no seu Salão único, temático, tendo em vista já a estratégia de abertura que a "Ler" vai pôr em prática em 1952, e também o (relativamente) largo espectro de colaboradores ou colaborações que passam pelo "Panorama", antes e depois de António Ferro.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Twitter Updates

    follow me on Twitter