"... a maior exposição fotográfica do mundo"
Depois da "Bienal Portugal Arte 2010", a tal PORTUGALARTE de "arte pública" que se viu no Pavilhão de Portugal e pelas praças da capital..., paga nas facturas da EDP, deixei de tentar perceber o que se passa em Lisboa (o picnicão do Zé na Avenida foi só mais uma anedota).
Entretanto, estas últimas Festas da Cidade foram ocasião para um programa oportunista e apatetado de fotografia em lugares públicos organizado por uma entidade chamada "Login for love - Unipessoal, Lda - Produção de eventos", parceira da EGEAC e com um site assim: www.expolisboa2011.com. O evento é coisa do pelouro de Turismo (?), mas é a cidade que aparece sem rei nem roque.
Entre outros lugares variados, abriu-se por uns dias, ou um mês, um espaço estranho que se viu antes em obras ou entaipado ou anunciado ou entreaberto, ou fechado e semi-oculto, herança envergonhada da vereação anterior de Carmona Rodrigues e José Amaral Lopes: a Galeria da Boavista, mais uma galeria municipal?, ilustrada acima, na rua do mesmo nome.
O que se mostrava, sem qualquer interesse, tinha a ver com prémios Hasselblad de 2009, aliás Awards, já que a indigência festivaleira da CML e da "Login for Love" (que não surge identificada) publica-se num desdobrável em inglês não traduzido, tal como as legendas da fotos.
Eduardo Gageiro e Luisa Ferreira aparecem incluidos no programa. Não vi, espero que não (se) envergonhem, mas tudo isto é infeliz.
#
Uma cidade que fez em 1993 o Mês da Fotografia que Sérgio Tréfaut dirigiu, durante as Festas da Cidade; que 10 anos depois (!!) fez duas edições do LisboaPhoto em 2003 e 2005 - e exportou para Madrid e para o PhotoEspaña o respectivo director, o Sérgio Mah (que eu muito critiquei por causa de "A imagem cesura"), enquanto o programa se interrompia; que conta com uma instituição fotográfica prestigiada, mas deixada à mingua de orçamento de actividades (pelouro da Cultura, divisão de Arquivos), tinha condições e obrigação para fazer outra coisa. Mais séria, mais pública, mais competente, etc.
Comments