ESPAÑA TIPOS Y TRAJES, com 185 láminas en huecograbado
5ª edicion, Madrid 1933 (?) Ed. San Sebastián/Barcelona.
Andalucia. Chula de manton / Une gracieuse jeune fille en châle / ... (p.80)
Mozos de Aldeadávila (Salamanca), p. 170. Charras de Aldeadávila (Salamanca), p. 171.
A 1ª ed. é alemã de 1929. A edição espanhola, Tipos y Trajes de España, é de 1930.
Ortega y Gasset escreve o prefácio da edição de 1933, España. Tipos y Trajes, com 120 lâminas. A 4ª ed., tb datada de 1933, tem 176 lâminas. A 5ª tem as 185 lâminas. Na 6ª, de 1946, já são 224, e continuou a crescer.
Huecograbado é o mesmo que rotogravura, e assegura uma qualidade de impressão dos negros irrepetível (es una técnica de impresión en la cual las imágenes son transferidas al papel a partir de una superficie cuyas depresiones contienen tinta, a diferencia del grabado tipográfico, en el que la impresión se realiza a partir de una superficie plana cuyas líneas entintadas están en relieve. Wikipedia)
Julgo que a 5ª edição contou com uma sobrecapa que já não existia no exemplar comprado na feira de alfarrabistas da Rua Anchieta:
#
José Ortiz Echagüe (1886-1980) construiu aviões e foi o primeiro presidente da SEAT, engenheiro e fotógrafo amador, foi por muito tempo considerado um pictorialista fora de tempo; expôs ao longo de décadas (desde os anos 1920) as suas impressões em carvão Fresson e bromóleo (foi um expositor regular dos Salões de Arte Fotográfica do Grémio Português de Fotografia da Sociedade Propaganda de Portugal).
#
Mas não é fácil o acesso à feira de alfarrabistas na Rua Anchieta, ao sábado de manhã, porque muita cerveja se mijou atrás do tapume das obras. Entre a Bertrand e a Igreja dos Mártires, a caminho da Vida Portuguesa, etc. Não há policiamento que baste nem mangueiras camarárias.
Comments