Não é um livro de fotografia. Não é "sobre" fotografia, ou arte fotográfica, ou arte em geral (?). É sobre geografia humana, urbanismo, arquitectura. É um ensaio, uma obra de investigação. Mas é um livro de fotografias, um livro fotográfico, um photobook. E não é uma novidade (saiu no início de 2010, e teve lançamentos divulgados), mas só agora o vi, na inauguração da STET, livraria-galeria por enquanto aberta no BES-Arte & Finança, ao Marquês (e aquele verde tem de atravessar-se, antes de se instalar no Chiado).
Álvaro Domingues, A Rua da Estrada, col. "Equações de Arquitectura" nº 44, Dafne Editora, Porto, 2010, 260 págs.
Há algumas páginas cheias só de texto impresso, muito poucas, e uma ou outra dupla página ocupada por uma só fotografia, mas a regra é que as fotografias, duas ou três por plano, rapidamente legendadas (mas não localizadas ou identificadas), sejam acompanhadas por breves análises que as fotos documentam ou por comentários sugeridos pelas imagens. Não são ilustrações. A escrita explora a imagem, e esta interpela e regista o que foi sendo visto na Rua da Estrada.
O que se observa e interpreta é a transformação da paisagem, a mudança da estrada rural em estrada urbanizada (desurbanizada?), em rua semi-urbana, onde os mais diversos comércios disputam a atenção do automobilista ("O problema é fazê-los parar" aparece como subtítulo ou epígrafe - e terá certamente mais do que uma leitura). É a urbanização espontânea da periferia, entre as cidades do Norte litoral. O crescimento, o progresso.
As fotografias são feitas da estrada ou da beira da estrada, muitas delas presumivelmente de dentro do automóvel, de um ponto de vista sempre mais ou menos oblíquo (há algumas raras imagens frontais), incluindo um pedaço da via, ou só do passeio, se ele existe. Planos gerais, com poucos ou nenhuns transeuntes (ou populares). Pelo Minho, pela Trofa, Paços de Ferreira, Paredes, o Vale do Sousa, a N 15, em locais às vezes identificáveis pelas placas de sinalização, tabuletas e anúncios comerciais, mas também por vezes abaixo do Douro e isoladamente no Alentejo.
Comments