Para os leitores interessados é uma boa oportunidade, mas acho que os saldos de catálogos no Museu Berardo são também um escândalo e um atentado ao mercado livreiro.
Mudou o director geral e o director artístico, mas a administração (ainda?) é a mesma. Por isso não se entende como o Museu se desfaz, em alguns casos ao preço da uva mijona, dos catálogos que até agora publicou, incluindo as edições recentes já de 2011 e até os das exposições que ainda estão em cartaz. Não é um bodo aos pobres, é um acto que mina toda a (pouca) confiança restante do possível comprador de livros de arte e de catálogos.
2007
Tudo a 10€ mesmo que antes se comprassem a 25, 35 e 55€ na livraria do Museu - e, aliás, mesmo que sejam esses os preços pedidos (hoje ainda) no site da FNAC e nas livrarias que (ao engano?) os têm à venda.
Aquilo está com a corda na garganta, ou é apenas um discricionário acto de ruptura com a época anterior, ou é um incompetente atropelo gestionário? Porque uma coisa são saldos, e o aliviar os armazéns dos monos invendáveis, e outra bem diferente é pôr na fogueira livros de referência.
Sabe-se que os livros de arte (e fotografia) têm números de vendas baixíssimos, porque são (ou julga-se que são) objectos de representação que as pessoas do meio recebem como oferta das instituições, dos próprios artistas e/ou das respectivas galerias. Fazem parte de um jogo de enganos (o "complot de l'art", Baudrillard dixit) que os leigos frequentam com prudência. Sabe-se que o mercado institucional da edição de arte, e a corrupção que se lhe associa, e também os custos dos direitos de autor que às instituições se "facilitam", destruíram neste sector do livro de arte a produção editorial independente. Tudo isto se confirma neste processo indiscriminado de despejo de catálogos que está a fazer o Museu Berardo, mas é também o mercado livreiro que se põe assim em causa. Quem, a seguir, se dispõe a comprar um catálogo do Museu Berardo a preço de lançamento?
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.