Um photobook de 1938, Luanda/Porto: 2º episódio (começou aqui)
Exposição-Feira de Angola, 1938 / Álbum comemorativo da exposição-feira de Angola. Luanda XCMXXXVIII ( 6 e [144] p.). Fotografia (clichés): C. Duarte (Firmino Marques da Costa, n. 1910-?). Reprodução e impressão "Offset" da Litografia Nacional do Porto
Chefe dos serviços técnicos (plano geral e arquitectura?): funcionário aduaneiro Vasco Vieira da Costa, "artista de elevado merecimento" (sic)
desenhado com a luz
Informações
com público
com indígena (e arte)
montagens e composições fotográficas
Fogo de artifício (a última fotografia)
Alvão em 1934 e Mário Novais em 1940 não fizeram melhor.
Será que os negativos estão nos arquivos de Luanda ou foram parar à Torre do Tombo, via Agência Geral do Ultramar, ou perderam-se? (De qualquer modo estas impressões em "offset" de 1938, mesmo com trama, são provas de exposição...)
A exp. esteve aberta de 15 de Agosto a 18 de Setembro de 1938, e segundo o álbum oficial "foi visitada por setenta mil pessoas, aproximadamente". Foi realizado um "minucioso documentário cinematográfico" pela Missão Cinegráfica às Colónias Portuguesas.
Bibliografia: José Manuel Fernandes, Geração Africana, Arquitectura e cidades em Angola e Moçambique, 1925.1975, Livros Horizonte, Lisboa 2002, p.85.
Rui Afonso Santos, texto sobre Art Déco em Portugal, no catálogo Art Déco – Colecção Berardo, What a Wonderful World!, Casa das Mudas, Madeira, 2010/11.
Existe 1 exemplar do álbum na Biblioteca Nacional (em processamento - ?), outro no CIDAC, mais um na Biblioteca da Universidade de Coimbra (estes dois indicados no portal Memória de África). Existe tb na Sociedade de Geografia de Lisboa (não se encontrava registado na base de dados), e entreguei um exemplar na Biblioteca de Arte da FG, ainda sem entrada no Catálogo - nota de Fev. 2013)
Várias centenas de fotografias de reportagem e de documentação da autoria de Firmino Marques da Costa encontram-se no Arquivo Científico Tropical (ACTD) do Instituto de Investigação Científica Tropical (Visita Presidencial de Américo Tomás a Cabo Verde e Guiné Bissau, em 1968, oriundas da Agência Geral do Ultramar) e no Arquivo Fotográfico de Lisboa COL FMC - Firmino Marques da Costa Âmbito cronológico:1940-1960 (Acessibilidade: disponível on-line)
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.