Ou os efeitos positivos da crise... Colecção do Museu Berardo em lugar da Colecção do Museu do Chiado...
Estava prevista, mas ainda não anunciada, a presentação no CCB/Berardo da 3ª parte da colecção do Museu do Chiado (dos anos 60 em diante), inscrita ainda na programação definida com o anterior director Jean-François Chougnet e, por sinal, resultante da direcção de Pedro Lapa no Chiado... Em vez disso vamos ter a 2ª parte da Colecção Berardo, prolongando o que se pode ver no 2º andar, e dando pela 1ª vez a oportunidade de saber de que falamos quando falamos da colecção contratualizada com o Estado - não se incluem aqui as outras obras das colecções pessoais do comendador. A alteração, motivada por falta de meios do Instituto dos Museus para pagar apenas o transporte das peças (o resto era à conta do Museu Berardo e da respectiva Fundação sustentada por outros dinheiros públicos), relevou-se oportuna em face dos debates que por aí correm, em geral sem se saber de que se fala... (Há bens que vêm por mal.)
A colecção do Museu Berardo vai ficar exposta em toda a sua extensão.
É curioso que apesar de tanta "análise" conspirativa sobre o Museu Berardo, em grande parte bufada da Ajuda, a notícia desta troca de programas (conhecida há muito no "meio") não tenha chegado à imprensa. Alguém levanta o rabo das redacções? Alguém interroga, em vez de transmitir recados?
"Exposição permanente do Museu Coleção Berardo (1960-2010)
Esta apresentação do Museu Coleção Berardo (1960-2010) dá continuidade ao período 1900-1960 instalado no piso 2 do museu. Com estes núcleos expostos em permanência, é proposta uma panorâmica da história da arte do século XX até aos nossos dias. Inicia-se com o Minimalismo, o Conceptualismo e a Arte Povera, movimentos que originaram uma pluralidade de atitudes modificadoras do estatuto do objeto artístico; percorre as emergências da narrativa e as reconfigurações da imagem fotográfica ou em movimento, e conclui-se com a diversidade dos discursos de alteridade e uma generalizada prática de interrogação do arquivo histórico."
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.