« O Solar no Expresso | Main | Jorge Soares, postais 2013 »

08/21/2014

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Artur Pastor

Olá
Será imperdoável não editar um livro sobre o meu pai. E concordo plenamente que o formato do presente catálogo não serve de todo.
Por outro lado falhou muito a publicitação da exposição. O timing e o local do Pavilhão Preto não foram uma aposta muito acertada, como sempre frisei.
Fala-se em itinerância mas já será com uma exposição desmembrada.
Também o lado didático que poderia ser aproveitado junto das escolas se perdeu devido à época da exposição. Dever-se-ia prolongar a exposição. O Pavilhão Preto parece não ter nada previsto proximamente, ao contrário do que sucederá com o Arquivo Fotográfico. Ainda que a exposição fosse pensada como um todo o espaço do Pavilhão Preto não deixaria de ser ilustrativo do espólio e cumprir o seu lado didático e documentalista. Aliás a exposição começou 3 semanas mais tarde do que inicialmente agendado, mas o seu termo nunca foi alterado.
Quanto ao comentário relativamente ao modo meticuloso e arquivista do meu pai este era uma realidade, mas não dispensava uma busca incessante em conhecer outras prestações fotográficas. A biblioteca de casa, com mais de 2.000 livros, era composta maioritariamente por livros de fotografia e agricultura. quando se deslocava no país ou no estrangeiro, para fazer fotografias, adquiria obras fotográficas dos locais e estudava as mesmas. Foi assinante, durante décadas, de revistas de fotografia, especialmente estrangeiras e do National Geographic Magazine. Visitava muitas exposições de fotografia em Portugal e nas suas deslocações ao estrangeiro, como Madrid, Barcelona, Paris, etc.
Nos últimos anos de vida desenvolveu uma obsessão acrescida que era publicar livros sobre Portugal. Mas tudo era mais difícil e as portas, por norma, estavam fechadas. Com o boom do turismo, e do clientelismo vigente, eram sempre os mesmos a fotografar, como era o caso do Mauricio Abreu. E foi-se isolando cada vez mais ainda que nunca desistisse de tentar publicar ou expor.

Alexandre Pomar

Ainda bem que concorda em substituir a ideia de imprimir o catálogo pela exigência de se editar um livro, um livro de fotografias, que respeite os critérios de impressão do autor (que mudaram com o tempo, como é natural, mas não abdicaram de reenquadramentos e contrastes, em vez de se tornar tudo em gamas monótonas de cinzentos por efeito do tratamento digital preguiçoso e falta de cuidado de acompanhar as provas originais - no catálogo, não na exposição), e que use com largueza a página inteira em vez do formato selo perdido entre prosas. Não havendo investigação crítica qualificada, estabeleça-se apenas uma cronologia atenta, que agora faltou.
De qualquer modo a exposição foi muito vista e muito comentada, e foi sendo, aliás, muito bem publicitada por si. Com a falta de história que tínhamos e continuamos a ter, o entendimento do trabalho de Artur Pastor, com o seu imenso labor e num contexto muito pouco favorável, ganhou agora um forte impulso, a juntar à recente reconsideração da curta obra de Lyon de Castro, à descoberta de Maria Lamas (ainda pouco vista) e à descoberta dos impulsos modernistas/formalistas actuantes nos salões dos anos 50, por sinal mas não por acaso na fortaleza operária do Barreiro. Falta a investigação monográfica e a procura de novas sínteses, mas os trabalhinhos escolares têm sido rotineiros e literatos, entregues à especulação árida e bacoca.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.

Your Information

(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)

Categories

Twitter Updates

    follow me on Twitter