A exposição Angola 1938 referida num ensaio brasileiro de Ana Maria Maud:
"Imagens fotografadas: Fotografia Pública, possibilidades metodológicas", 2014
http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/relatorio_final_cnpq_anamauad.pdf
a partir da página 124 / Álbuns fotográficos como arenas da memória pública, p. 128 e seg.
"Na sequência do texto, com o objetivo de operacionalizar o conceito de fotografia pública, apresenta-‐se um estudo de caso – a produção sobre o catálogo da Exposição de Angola de 1938 – em que se busca inventariar as imagens e suas histórias, num possível exercício de biografar objetos e imagens fotografadas."
"Fotografia pública, um conceito em construção
O circuito social da fotografia nos séculos XIX e XX foi caracterizado pelo advento daquilo que se denomina de fotografia pública.97A noção de fotografia pública associa-‐se a configuração de ação do poder público, por meio da produção de registros de situações, processos e sujeitos que se associam a ação do Estado e criam a memória visual da ação do poder público. Paralelamente, busca ampliar a noção de documento visual, por entender que qualquer fotografia, ao mesmo tempo em apresenta e representa o mundo visível, por meio de uma linguagem é também o resultado de uma prática social e de uma experiência histórica. Utiliza-‐se o termo fotografia pública para incluir dentro da análise de fotografias as dimensões de seu circuito social, quer seja definindo a dimensão do espaço público visual, quer seja pela configuração de um público que visualiza essas imagens.
Mauad, Ana Maria.“Fotografia Pública e cultura visual em perspectiva histórica” IN:Revista Brasileira de História da Mídia vol.2, n.2, jul. 2013/ dez. 2013
ver: http://www.unicentro.br/rbhm/ed04/dossie/01.pdf
http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/relatorio_final_cnpq_anamauad.pdf
Comments