Os dois quadros continuam, às 10 horas de hoje, dia 30, incluídos no catálogo on-line do leilão de domingo, dia 1 de Julho da Société de ventes Alain Schmitz • Frédéric Laurent commissaires-priseurs em Saint-Germain-en-Laye, mas a situação tem desenvolvimentos.
1 - Por e-mail, no dia 20, a leiloeira SGL foi aconselhada a entrar em contacto com os responsáveis pela Galeria 111, que representou a pintora Menez, e que, em princípio, e pelas imagens disponíveis, igualmente recusavam a autenticidade das obras.
Só no dia 26, a leiloeira francesa acusou a recepção do e-mail declarando que ia contactar a Galeria ("Cher monsieur / Nous lisons votre message ce jour / Nous allons essayer de rentrer en contacte avec la galerie dont vous nous parlez / Merci / sgl).
Esse contacto veio de facto a ser estabelecido, e, num primeiro momento, os representante do leiloeiro tomam a posição de requerer uma comprovação de que as obras não são autênticas.
É a inversão do ónus da prova: compete ao vendedor fornecer um certificado de autenticidade, obtido junto dos seus representantes ou de especialistas.