COLABORAÇÃO DE PEDRO REIS, EM NOVA IORQUE (2)
Desde há algum tempo que os Estados Unidos, e em particular Nova Iorque, passaram a integrar o roteiro de residências artísticas e exposições de artistas portugueses.
Para além de virem complementar os seus estudos, alguns conseguem atrair a atenção de curadores e de espaços de arte - galerias, museus ou simplesmente espaços culturais ou associações de artistas - quando da sua participação em residências artísticas (daí a necessidade da existência de prémios e bolsas, que pelo menos dêem essa oportunidade aos artistas de poderem estar aqui durante algum tempo e terem contacto com a realidade local).
Neste momento gostaria de destacar o trabalho de alguns artistas nacionais, nomeadamente de Catarina Leitao, Carlos Bunga e Miguel Palma.
"Portable Private Garden", de Catarina Leitao
Catarina Leitão, para além de ter tido uma exposição individual na galeria Number 35 ( link ), que abriu recentemente no Lower East Side, fez também parte da exposição "Human Resources" terminada no fim de semana passado, comissariada por Sara Reisman, que juntou vários artistas que fizeram residências no LMCC durante os últimos anos.
O trabalho que apresentou remete para o que foi também apresentado no espaço Wave Hill ( link ), há cerca de dois anos, intitulado Portable Private Garden. De mencionar que o espaço da exposição não era um espaço nada fácil (comparável talvez ao espaco do BES no numero 211 da Avenida da Liberdade, mas que ainda assim tem mais carisma) e que no meio do caos do que restou de uma loja na zona do Seaport, o "jardim portátil" da Catarina se destacou dos restantes trabalhos. Por acaso, quando vi a fotografia do trabalho do João Pedro Vale na Bienal de Sevilha lembrei-me deste trabalho, pois existem algumas semelhanças, talvez pela sua forma orgânica e uso de materiais semelhantes. (www.catarinaleitao.net )