EXPRESSO Actual de 25/5/2002
A mãe das «Nanas»
Conhecida pelas suas «Nanas», gordas figuras femininas muito coloridas que multiplicou em esculturas, cerâmicas, balões e jóias, Niki de Saint Phalle era um dos mais importantes artistas franceses. Nasceu em 1930 em Neuilly-sur-Seine, filha de um banqueiro falido, cresceu nos Estados Unidos, trabalhou em inúmeros lugares à volta do mundo e morreu na quarta-feira, em San Diego, Califórnia, de doença prolongada.
Foi modelo (capa da «Life» em 1949, fotografada por Arnold Newman) e começou a pintar como autodidacta, em estilo «naïf». Tornou-se famosa no início dos anos 60, associada ao grupo dos «Novos Realistas» franceses, em especial com as suas «acções» de tiro sobre quadros-assemblage, onde fazia explodir balões de tinta. Logo depois surgiram as primeiras «bonecas» em esculturas de trapos e gesso, revestidas de acumulações de brinquedos e objectos variados - a Colecção Berardo possui uma dessas peças, La Mariée, de 1963. Em 1966, constrói em colaboração com o escultor suíço Jean Tinguely, com quem casara, uma gigantesca «Nana» deitada (Hon, ou Ela), de 26 metros de cumprido, com acesso ao seu interior, encomendada por Pontus Hulton, director do Museu Moderno de Estocolmo. Foi o início de numerosas esculturas públicas, de que a mais famosa é a fonte junto ao Centro Pompidou, também realizada com Tinguely.
O sentido lúdico e a comunicabilidade directa marcam a sua obra, para a qual, mais que as referências eruditas, importam a descoberta de Gaudi e a paixão por criadores marginais de arquitecturas delirantes ou visionárias, como Ferdinand Cheval ou Simon Rodia. É nessa linha que começa a projectar, logo em 1970, esculturas arquitectónicas penetráveis e se dedica depois à construção do seu próprio parque de esculturas, em Garavicchio, na Toscânia. Imenso Jardim do Tarot, desenhado sobre os motivos das 22 cartas, com construções monumentais revestidas de mosaicos de espelho e cerâmica, é uma das mais fascinantes criações da arte contemporânea. É visitável entre Maio e Outubro e pode ser visto em www.nikidesaintfalle.com.